Pioneiros da Educação Somática no Brasil

site julia pioneiros

Projeto idealizado por Débora Bolsanello, com produção do Núcleo 8 Educação Somática, vem para propagar os saberes da Educação Somática no Brasil para além das artes cênicas.

Iniciado em 2018, Débora Bolsanello é impulsionada para realização deste projeto seguindo dois desejos principais, escritos em seu artigo no portal MUD: expandir para além das artes da cena a prática e o conhecimento em educação somática; e debater sobre a qualificação de educadores somáticos no Brasil.

A partir disto, ela parte para o contato com os pioneiras da educação somática no Brasil nos mais diversos métodos somáticos, compilando o resultado de sua pesquisa em  um livro e uma série de vídeo-documentários disponibilizados no canal do Youtube Pioneiros da Educação Somática no Brasil.

Nossa orientadora e diretora Julia Ziviani, é uma das precursoras entrevistadas, relatando sobre suas experiências e saberes de corpo e sobre o método Ideokinesis. Desenvolvido por Mabel Todd (1880-1956), a fim de auxiliar seus alunos a usar o corpo de forma mais eficiente, buscando um equilíbrio postural, o método recebeu o nome Ideokineses por Lulu Sweigard, aluna de Todd, que passou a auxiliá-la nas suas pesquisas.

Conforme o nome aponta (Ideo – Imagem; Kinesis – Movimento) o princípio central para a abordagem deste método sugere o foco em uma imagem, a priori, claramente definida e baseada na visualização do sistema esquelético ou numa imagem geradora de movimento com um propósito específico de consciência. (Ao longo dos posts estaremos falando mais sobre o método Ideokinesis!)

Débora Bolsanello escreve em seu artigo para o Portal MUD:

“Pioneiros da Educação Somática no Brasil é a certeza de somos parte de uma família de pesquisadores e livres pensadores comprometidos com a evolução da consciência humana.”

Educação Somática possui diversas abordagens e especificidades de acordo com o método, e um dos princípios presentes nas somáticas é a percepção de si, ampliando a consciência do corpo compreendido de forma Total, em seu sentido Soma – do grego, significa a totalidade. Então, é a integração dos aspectos físicos, emocionais, psíquicos, espirituais do corpo.

Referências

BOLSANELLO, Débora Pereira. https://portalmud.com.br/portal/ler/pioneiros-da-educacao-somatica-no-brasil. 6 de junho de 2018.

TODD, E. Mabel. The Thinking Body: A Study of the Balancing Forces of Dynamic Man. Dance Horizons:New York, 1979.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: