O que é Educação Somática?

site1Nós, o Grupo Dançaberta, temos como um dos pilares para nossa pesquisa a Dança relacionada com a Educação Somática. Mas, afinal, o que é Educação Somática?

O termo grego SOMA diz respeito a um “corpo vivo em sua totalidade” (EDDY, 2016), refere-se ao tipo de trabalho que diversas pessoas estavam desenvolvendo, levando a consciência para a experiência do processo no interior do próprio corpo.
Thomas Hanna conceitua sobre a teoria somática, publicada pela primeira vez no seu artigo What is Somatics?, em 1986.

Thomas Hanna (1986) explica em seu artigo o ponto de vista do corpo percebido por uma visão interna e por uma visão externa. Quando você percebe seu meio interno, você esta na posição de primeira pessoa, pois percebe seu próprio corpo. Um indivíduo que olha e vê seu corpo ele percebe o que esta fora de você. Ele é a terceira pessoa em relação a observação de fora.

O observador na posição da terceira pessoa olha um corpo e tem como fato o corpo que observa. O observador na primeira pessoa, observa a si, e o corpo que ele vê e sente é o corpo Soma e tem como fato as percepções desse corpo Soma (Hanna, 1986).

Ter um momento de pausa para perceber o seu ambiente interno, o que é de dentro do seu corpo, pode ser uma maneira de iniciar a prática somática.

“A educação somática nos conduz a inúmeras possibilidades relativas à renovação dos sistemas tradicionais de ensino da dança. Por educação somática, designamos as práticas tais como a de Alexander, Feldenkrais, Bartenieff, a Ideokinesis, ou o Body-Mind Centering.” (FORTIN, p 42.)

Quando a educação somática passou a integrar a dança e por quê? Como a educação somática pode atualizar e gerar potência para o intérprete da cena? Como os princípios em comum das práticas somáticas ampliam nossas possibilidades criativas e expressivas? Como aplicar de fato estas práticas em nossa rotina? na rotina do artista da cena? na rotina do público?
Esses são questionamentos para próximas conversas!

Deixe seu comentário caso tenha alguma pergunta?

Siga nossas redes sociais: Grupo Dançaberta – Facebook

Abaixo segue as Referências citadas aqui. Bons estudos:
EDDY, Martha. Mindful movement: the evolution of the somatic art and conscious action. Chicago: Intellect, 2016.

FORTIN, Sylvie. Educação somática: Novo ingrediente da formação prática em dança. In: CADERNOS GIPE-CIT. Salvador: Editora UFBA, 1999, p. 40-55.

HANNA, Thomas. What is Somatics? In: JOHNSON, Don H. Bone, Breath and Gesture:
practices of embodiment. Berkeley: North Atlantic Books, 1995. P. 341-332. Disponível em: <http://somatics.org/library/htl-wis1.html>, <http://somatics.org/library/htl-wis2.html>,
<http://somatics.org/library/htl-wis3.html>, <http://somatics.org/library/htl-wis4.html>.
Acesso em: 02 abr. 2020.

Uma resposta para “O que é Educação Somática?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: