Princípios da Educação Somática – I

Continuando nossos estudos sobre O que é educação somática, vamos introduzir hoje alguns princípios norteadores dos diversos métodos somáticos.

Sylvie Fortin (1999) apresenta como as somáticas formulam o pensamento sobre o corpo:

“a educação somática engloba uma diversidade de conhecimentos onde os domínios sensorial, cognitivo, motor, afetivo e espiritual se misturam com ênfases diferentes.”

Esta forma de ver o corpo, em seus diversos aspectos, como o corpo Soma – conceito introduzido por Thomas Hanna em 1986, abre espaço para integração de todas as dimensões que um corpo traz, estabelecendo o olhar para o corpo total como um indivíduo único e singular em suas características e suas relações!

Assim, o estudo do indivíduo é feito por meio da percepção de si, o seu meio interno, levando em consideração o corpo Soma, na relação consigo mesmo, com o outro e com o meio em que este indivíduo se insere. Esse movimento entre si e o outro gera conhecimento sobre nós, despertando e ampliando a nossa consciência.

Há outros aspectos importantes sobre os princípios que embasam os métodos somáticos. Nas próximas postagens falaremos sobre a origem de alguns métodos e a relação da prática e teorização (STRAZZACAPA, 2009).

Destacando algumas palavras e frases que concentra alguns do princípios ditos aqui: INTEGRAÇÃO, CONSCIÊNCIA DE SI, CORPO SOMA, INTERNO-EXTERNO, INDIVÍDUO.

E pra você? Qual/is palavra/s ou frase concentra o sentido de Educação Somática? Deixa aqui nos comentários, nós queremos saber!

Referências:
FORTIN, Sylvie. Educação somática: Novo ingrediente da formação prática em dança. In: CADERNOS GIPE-CIT. Salvador: Editora UFBA, 1999, p. 40-55.

HANNA, Thomas. What is Somatics? In: JOHNSON, Don H. Bone, Breath and Gesture:
practices of embodiment. Berkeley: North Atlantic Books, 1995. P. 341-332. Disponível em: <http://somatics.org/library/htl-wis1.html>, <http://somatics.org/library/htl-wis2.html>,
<http://somatics.org/library/htl-wis3.html>, <http://somatics.org/library/htl-wis4.html>.

STRAZZACAPA, Marcia. Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos. REPERTÓRIO: Teatro & Dança – Ano 12 – Número 13 – 2009.2 > Teatro & Dança. (Edição Eletrônica).
Disponível em:
<https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/4013>.

#dancaberta#consciencia#de#si#educaçãosomática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: