O que é Educação Somática-Ideokinesis

Vamos conhecer mais sobre alguns métodos somáticos?

Iniciamos essa série falando sobre o método somático Ideokinesis. Criado por Mabel Todd (1880-1956), desenvolveu uma linha de estudo para auxiliar seus alunos a usar o corpo de forma mais eficiente buscando um equilíbrio postural em relação à gravidade. O método recebeu o nome Ideokineses – Ideo (Imagem) e Kinesis (movimento) – por Lulu Sweigard, aluna de Todd, que passou a auxiliá-la nas suas pesquisas. (SWEIGARD, 1988).

Pamela Matt (2005) relata que o método Ideokinesis não possui uma codificação estipulada para ser ensinada, mas sim um aprendizado que sempre articula princípios e conceitos do método com a experiência. O princípio central para sua abordagem esta no foco em uma imagem claramente definida e baseada na visualização do sistema esquelético ou em uma imagem com um propósito específico de consciência. A imagem necessita estar em movimento e possuir uma localização inicial, percurso e finalização.

O método utiliza da ação das imagens para envolver a estrutura anatômica do corpo humano e sua biomecânica no alinhamento postural, por meio da posição Constructive Rest ou Repouso Construtivo quando traduzido para o português, e as nove linhas-de-movimento criadas por Mabel Todd e Lulu Sweigard. O sistema nervoso é estimulado através de imagens, havendo uma construção de caminhos cinesiológicos de maior eficiência para a organização do movimento.

No Brasil, Julia Ziviani Vitiello é uma das precursoras do método somático Ideokinesis. Orientadora e diretora do Grupo Dançaberta, iniciou seus estudos no método somático Ideokinesis com Andre Bernard, quando realizou seus estudos no Tisch, Departamento de Dança da New York University.

Você já fez uma prática ou leu algo sobre Ideokinesis? Deixa aqui nos comentários, nós queremos saber!

Abaixo seguem os sites oficiais do método:
http://www.ideokinesis.com/
https://thinkingbody.org/tb/about-us/

Referências para pesquisa:
CONZ, Rosely. Resquícios e Rosas: As memórias na criação em dança contemporânea. 2013. (Tese) Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Brasil.
PEREIRA, Flávia P. O ensino da dança e o professor de si: um estudo artístico-pedagógico sobre como cultivar um corpo-casa por meio do método somático Ideokinesis. 2017. (TCC) Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Brasil.

Referências citadas:
SWEIGARD, E. Lulu. Human Movement Potential: Its Ideokinetic Facilitation. Harper & Row, Publishers, Inc.: New York, 1988.
TODD, E. Mabel. The Thinking Body: A Study of the Balancing Forces of Dynamic Man. Dance Horizons:New York, 1979.

#dancaberta#consciencia#de#si#EducaçãoSomática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: