
Moshe Feldenkrais (1904-1984) é o fundador do método Feldenkrais. Era praticante de Judô e desde então já pensava sobre as maneiras como o corpo aprendia e se organizava para tal aprendizado. Ele foi graduado em Engenharia Mecânica e Elétrica com pós-graduação em Física. Inicia seus estudos em anatomia, neurologia, biomecânica, quando decidiu não passar por uma cirurgia nos joelhos após sofrer lesões, já que o processo cirúrgico tinha 50% de acerto e 50% de erro. (Yakhni, p.9, 2011)
Dedicou seus estudos a “compreender como, através da aprendizagem, as pessoas poderiam se aprimorar, se desenvolver e se tornarem no que imaginavam que poderiam ser. Queria que as possibilidades de ação e movimentos não ficassem restritas aos hábitos que nos aprisionam dentro de limites rígidos e restritos.” (Yakhni, p.9, 2011)
Assim, o método Feldenkrais propõe lições práticas que alguma delas podem ser lidas em seu livro “Consciência pelo Movimento” (1977). Ele também aborda maneiras para realizar as lições. Algumas das formas são movimentar-se de forma lenta, perceber e observar as sensações no corpo durante o caminho do movimento, usar o mínimo de esforço possível. O método traz algumas sequências de movimento sim, mas elas não são uma prática fechada, com valores sobre bom ou mal, feio ou bonito. São lições que agrupa conjuntos da biomecânica do corpo e são ferramentas para atingir a consciência por meio do movimento.
O método aponta para o caminho da consciência: “Esforços desnecessários que acompanham uma ação, tendem a encurtar o corpo. […]. É precisamente este reforço do corpo que exige o esforço desnecessário, e evita que ele se organize corretamente para a ação.” (Feldenkrais, 1977, p.127)
Você já fez uma prática ou leu algo sobre o método Feldenkrais? Deixa aqui nos comentários, nós queremos saber!
Indicação de leitura e de vídeos:
YAKHNI, Mathilda. Uma jornada somática e os processos que viraram ilhas, 2016. Tese (doutorado) – UNICAMP, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321133>.
Pioneiros da Educação Somática no Brasil – Canal Youtube
Entrevista com Mathilda Yakhni
https://www.youtube.com/watch?v=JRrWKDE5XF4
Entrevista com Hans Machado
https://www.youtube.com/watch?v=Gx7fMUfBiQg
Referências citadas:
FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. Trad. Daisy A. C. Souza. 4aed. São Paulo: Summus, 1977;
YAKHNI, Mathilda. Movimento, percepção, imaginação e a via artística: o método Feldenkrais de educação somática como parceiro para o treino de dançarinos. 2011. Dissertação (mestrado) – UNICAMP, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284375.