Somos o Dançaberta.
Conheça quem faz a magia dos nossos espetáculos!
JULIA ZIVIANI
É diretora do Grupo Dançaberta desde 2000. Bailarina, coreógrafa e estudiosa do movimento iniciou seus estudos em Belo Horizonte, com Ana Lúcia de Carvalho, e teve como professores Klauss Vianna, Angel Vianna e Tatiana Leskova. Nos anos setenta, em São Paulo, atua como bailarina do Ballet Stagium realizando espetáculos no Brasil, Estados Unidos, América Latina e Europa, dança com Ismael Guiser, Célia Gouveia e Maurice Vaneau e Ruth Rachou, Mara Borba. Recebe bolsa de estudo (6 meses) na escola da Alvin Ailey Dance Company em New York, e ministra aulas no curso de dança do Teatro Galpão pela Secretaria Estadual de Cultura em São Paulo. Nos anos oitenta atua como bailarina, assistente de coreografia do Balé da Cidade de São Paulo. Indicada por Klauss Vianna assume a Direção Artística da companhia por dois anos. Estuda na New York University (Bolsa de Estudos Dean Schoolarship e Capes) e recebe inicialmente o título de Bacharel e em seguida mestre em dança. Dança e coreografa em New York, Ithaca, Boulder nos USA.
Nos próximos cinco anos reside na Itália, realiza trabalhos como bailarina, coreógrafa e ministra cursos na Associazione Sarabanda, SPID-Scuola Italiana Professionale di Danza, Nonsolodanza- Milão e Trieste Danza- Trieste. Retorna ao Brasil no final de 1996 e assume o cargo de docente no Departamento de Artes Corporais da Unicamp. Continua a realizar workshops, palestras e espetáculos em várias cidades do Brasil, Estados Unidos e Itália. Doutora pela Faculdade de Educação da Unicamp em 2004 e de Professora Titular pelo Instituto de Artes da Unicamp em 2014. Concebe, coreografa e dirige os trabalhos do Grupo de Pesquisa Dançaberta, tendo sido contemplada com os prêmios com PROAC Produção de Espetáculo e Circulação em Dança em 2011 e 2016, Proac Circulação de espetáculo de Dança em 2015, FICC (Fundo de Apoio a Cultura de Campinas) em 2014, FAPESP (investigação arte, dança e produção artística). Atualmente também orienta dissertações e teses junto ao Programa de Pós Graduação Artes da Cena da Unicamp.
DANIELA PISTONI
Licenciada e bacharel em dança pela Universidade Estadual de Campinas (2008), integra o Dançaberta Grupo de Pesquisa em Dança e Educação Somática da Unicamp desde 2006, como intérprete-criadora nos espetáculos “Começar e Cutucar: Vamos ver onde dá?”, “Entre-meios”, “Espaço Vazado”, “Escondeus” e “(Des) equilibrando avessos”, tendo realizado a assistência de direção na criação do espetáculo “Escondeus” juntamente com Cléo de Paula. Seus conhecimentos na área da educação somática se deram principalmente, pelo contato com Júlia Ziviani (Método Ideokinesis -2005 a atual), Adriana Almeida (Método Body-Mind Centering -2008 e 2009), Nada Diachenko (Método Alexander -2008), Roberta Machado (Método Pilates, curso de formação solo e acessórios -2009), Rafael Arruda (Método Pilates, curso de formação completa -2011).
Fundou o projeto de ensino de danças de salão no “Mexa-se” – Programa de Convivência e Atividade Física da Unicamp em 2007. Atualmente é professora de dança na rede municipal de ensino na cidade de Indaiatuba, atuando também como coreógrafa. Cursa desde janeiro de 2015, a especialização em Psicomotricidade pelas Faculdades Dom Bosco.

Iniciou seus estudos em dança em 1998. Em 2011 ingressou na UNICAMP para cursar bacharelado e licenciatura em dança. Em 2012 participou como intérprete do espetáculo Corpus, coreografia de Teresa Ranieri, resultado do projeto Artista residente da Unicamp e trabalhou como assistente de produção da Cia. Domínio Público, dirigida pela Prof.ª Dr.ª Holly Cavrell. Lecionou aulas de Hip Hop no Instituto Arnea no projeto Jovem de Responsa, patrocinado pela AMBEV em 2014 e aulas de dança criativa na Escola de Educação infantil CERA em 2015. Desde de 2012 integra o Grupo Dançaberta dirigido pela Prof.ª Dr.ª Júlia Ziviani, atuando como Coordenadora de projetos e como intérprete-criadora dos espetáculos “Começar e Cutucar, vamos ver onde dá?”, espetáculo infantil; “Escondeus” espetáculo infantil contemplado pelo edital FICC em 2013; do espetáculo “Quase nada” que teve sua estreia em 2015 na University of Colorado nos EUA e da sua segunda versão “(Des)equilibrando avessos” contemplado pelo edital PROAC Circulação de Espetáculos de Dança em 2015. Integra como intérprete-criadora o Grupo EmQueda, dirigido pela Prof.ª Dr.ª Daniela Gatti desde 2014 atuando como intérprete-criadora do espetáculo “O que te impede de ter leveza na alma?” que fez parte do Interlocuções Poéticas – FUNARTE e contemplado pelo edital FICC 2015/2016. Desde 2015 integra o Grupo de Artes Integradas Imaginar – te atuando como intérprete-criadora no projeto “Imagine o mundo” contemplado pelo edital PROAC 1as. Obras em 2015.

JULIA FERREIRA
Iniciou seus estudos em Araraquara pela escola de Ballet Renata Crespi, onde teve como professora Daniela Perez e Renata Crespi. Graduanda pela Universidade Estadual de Campinas (2012), tem como professores Larissa Turtelli, Carol Melchert, Holly Cravell, Julia Ziviani, Marisa Lambert, Angela Nolf , Teresa Rainiere, Daniela Gatti, Patrícia Noronha, Ana Terra e Divanir Gattamorta. Fez cursos de sapateado com Chloe Anorld, Steven Harper, Adriana Salomão,Samuel Faez, Christiane Matallo e Gisella Martins; Curso de percursão corporal com Fernando Barba; e Balé Clássico com Toshie Kobayashi. Workshops de dança contemporaneo com Alex Soares e Igor Vieira, e Jazz com Kátia Barros. De 2013 a 2015 integra a organização do FEIA (Festival do Instituto de Artes) da Universidade Estadual de Campinas. Em 2014, estagiou no Dançaberta Grupo de Pesquisa em Dança em produção executiva e cênica, onde atualmente integra a equipe de produção. Em 2015, foi contemplada pelo Bolsa de Iniciação Científica pela FAPESP, com orientação de Silvia Geraldi. Participou em 2015 do evento Jason Janas & Friends, patriocinado pelo O Boticário na Dança, com o Cia. de Sapateado Papapumpá de Araraquara.

FLAVIA PINHEIRO
Começou na dança contemporânea no ano de 2000. Ingressou em 2012 no curso de Dança UNICAMP, bacharelado e licenciatura. Neste curso teve aulas com Marisa Martins Lambert, Julia Ziviani, Ângela de Azevedo Nolf, Daniela Gatti, Silvia Geraldi, Larissa Sato Turtelli, Patrícia Noronha, Ana Carolina Lopes Melchert, Teresa Ranieri (Artista Residente). Em 2012 compôs o corpo de baile do espetáculo “Corpus” como Bailarina-criadora dirigido por Teresa Ranieri, resultado do projeto Artista Residente da UNICAMP. No período de 2013 a 2014 iniciou seus estudos em Educação Somática atrelada à dança por meio da Bolsa de Iniciação Científica orientada pela Prof.ª Dr.ª Marisa Martins Lambert, resultando a composição do solo “O Sopro da Serpente”. Em 2015 participou da Bienal Internacional SESC de Dança na residência da coreógrafa uruguaia Tamara Cubas, apresentando “MULTITUDE”. Em 2016 passa a fazer parte do Grupo Dançaberta dirigido pela Prof.ª Dr.ª Júlia Ziviani, atuando como intérprete na primeira parte do espetáculo “Escondeus”. Neste mesmo ano foi contemplada pela Bolsa de Iniciação Científica orientada pela Prof.ª Dr.ª Júlia Ziviani.

BRUNO HARLYSON
Bruno Harlyson, 25 anos, iniciou seus estudos em dança no ano de 2003. Desde então, focou a maior parte de sua formação no jazz e no hip hop, e paralelamente sempre teve vivência com o balé clássico. Também teve experiências menores em dança contemporânea, dança de salão e sapateado. Participaram de sua formação os professores e coreógrafos Cristiana Packer, Fábio Lima, Flávio Scaramal, Gisele de Jesus, Juliana Couto, Julio Lima, Tânia Fortes e Vivien Fortes.
Em 2015, ingressou no curso de graduação em Dança da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP . No mesmo ano, participou da residência artística e apresentação de trabalho da coreógrafa e artista plástica uruguaia Tâmara Cubas realizada pela Bienal Internacional Sesc de Dança. E atualmente, além da graduação, exerce a função de assistente de produção no grupo de pesquisa em dança e educação somática Dançaberta, dirigido por Julia Ziviani.
ROBSON LOURENÇO
É artista, pesquisador e educador. Atuou durante quinze anos como bailarino solista no Balé da Cidade de São Paulo e é mestre em Artes pela UNICAMP. Atualmente é doutorando em Artes da Cena pela mesma instituição.
É professor da Universidade Anhembi-Morumbi (SP), atuando nos cursos de Dança, Teatro e Naturologia. Também é professor no Curso de Especialização em Comunicação e Semiótica. Pesquisa a integração entre arte e ciência desde 2006 e tem como campo de pesquisa a Embriologia e Morfologia Humana integradas à percepção do movimento. Pesquisa a integração entre abordagens somática e técnicas de dança, além da fenomenologia de Goethe (Goethean Science). Atuou como docente convidado no curso de Dança na UNICAMP durante o ano de 2011 e também na Pós-Graduação de Práticas Integrativas da UNIFESP, dentro da Faculdade de Medicina. Fez parte da comissão julgadora do Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, por duas ocasiões (2010 e 2013). Foi curador do evento Site Especific, do Centro Cultural São Paulo e professor convidado do Festival de Dança de Joinville no biênio 2014-5. Atuou como professor convidado da São Paulo Companhia de Dança, Companhia de Danças de Diadema, J. Garcia Cia. de Dança e Companhia Oito Nova Dança. Foi coordenador de ação do Projeto Dança Vocacional entre 2011 e 2012, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo,coordenando a atuação política e pedagógica da dança em cerca de 30 equipamentos públicos na Zona Leste, Noroeste, Oeste e Centro da cidade.

FERNANDO VITOR
Iniciou seus estudos em teatro em 2010 onde participou de três espetáculos. Foi aluno do curso Dança Contemporânea para Jovens e Adultos, na Escola de Dança de São Paulo (antiga Escola Municipal de Bailados). Em 2016 ingressou no Bacharelado em Artes Cênicas na Universidade Estadual de Campinas, e na Academia Íris Ativa-Lina Penteado para continuar seus estudos em ballet e integra o Grupo Dançaberta, dirigido pela Prof.ª Dr.ª Júlia Ziviani, atuando como assistente de produção e intérprete-criação. Participou ainda de cursos com Taoufiq Izeddiou (Marrocos), no Festival Contemporâneo de Dança 2014, com Eudósia Acuña Quinteiro (Voz na atuação, SP Escola de Teatro), Pedro Granato, Paula Cohen, Ísis Fiorelli e Ricardo Neves e do workshop “Workshop “Find Your Feet”, (acrobacia/acrobalance com a Barely Methodical Troupe, da Grã-Betanha), Cultura Inglesa Festival. Inicia seus estudos em ballet no Pavilhão D, sob direção de Ricardo Scheir, ballet e dança moderna – Graham com Claudia de Souza.

DANIEL CLUDE
Iniciou seus estudos em 2013 no curso de teatro livre do Estúdio Cênico, com a professora Pamella Vilanova, participando do espetáculo “O que você quer ser quando crescer”, de Lourenço Mutarelli, apresentado no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp. Em 2014 concluiu o curso Jogos teatrais do Sesi Campinas, com orientação Inês Vianna. Em 2015 integrou o elenco da Gargarejo Cia Teatral, com direção de Anderson Claudir e Rafael Daniel CludeJunqueira, apresentando peças infanto-juvenis e espetáculos de obras literárias como “A Cartomante” de Machado de Assis, “Amor” de Clarice Lispector e uma Adaptação Musical de “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo que participou do Festival de peças curtas de Sumaré, com a cena “A Bertoleza”. Em 2016 concluiu o curso de Formação de Atores e o estágio na área de projetos e leis de incentivo do grupo “Os Geraldos”, participando da do espetáculo “Ascensão e queda da cidade de Mahogony” de Bertold Brecht. Ainda 2016, começou seu estudos de Ballet nas aulas de apoio do curso de Dança da Unicamp e de Contato e Improvisação com Marília Carneiro, participando do grupo de performances dirigido pela mesma, além de oficinas como “Introdução ao teatro de objetos” com o Grupo Sobrevento, “A importância da construção da personagem no texto teatral” com Caio Andrade, “A arte de contar histórias” com o Ponto de Cultura Nina. Em 2017 começou sua graduação de bacharelado em Artes Cênicas na Unicamp. Integrou o Múcina dirigido por Marília Carneiro, atuando como bailarino improvisador, e o Grupo Dançaberta dirigido pela Prof.ª Dr.ª Júlia Ziviani, atuando como comunicador social.

FLORA VIVIANI
Começou a fazer aulas de dança pela Academia JS de Dança, em Araraquara e na mesma cidade continuou seus estudos pela escola de Ballet Renata Crespi, tendo Dani Perez, Carlos Fonseca e Renata Berti como professores. Em 2017 iniciou a graduação em Dança pela Universidade Estadual de Campinas, teve como professoras Marisa Lambert, Sílvia Geraldi, Paula Caruso e Gustavo Ciríaco (artista residente) e passou a integrar o Grupo Dançaberta, dirigido por Julia Ziviani, exercendo a função de assistente de produção.