O que é educação somática-Princípios II

No post anterior começamos a falar sobre alguns princípios que envolvem a Educação Somática e elegemos algumas palavras-chaves: INTEGRAÇÃO, CONSCIÊNCIA DE SI, CORPO SOMA, INTERNO-EXTERNO, INDIVÍDUO.

Hoje iremos aprofundar um pouco mais em nossos estudos sobre estes princípios falando sobre a origem de alguns métodos e a relação da prática e teorização (STRAZZACAPPA, 2009).

Marcia Strazzacappa escreve em seu artigo um dos aspectos em comum na origem dos métodos somáticos estudados durante sua pesquisa de doutorado: doenças crônicas, lesões ou moléstia. Para trazer um exemplo, vamos falar sobre o método Ideokinesis por fazer parte da pesquisa do Grupo Dançaberta. Criado por Mabel Todd que inicia seus estudos no corpo por causa de uma lesão que não foi curada ou amenizada por meio da medicina ocidental da época.

Foi possível experienciar e praticar o método por meio da teorização feita e sistematizada pelos seguidores e seguidoras de Mabel Todd. Lulu Sweigard trouxe a nomenclatura Ideokinesis para o método, assim como a sistematização para a teoria e a prática de Mabel Todd junto de Barbara Clark, Irene Dowd, Andre Bernard, também seguidoras e seguidor de Mabel Todd.

O estudo teórico e a prática caminham juntos, não há separação ou dicotomia assim como a pessoa é vista em uma unidade em todos seus aspectos. Marcia Strazzacappa (2009) reflete sobre a importância da teorização, da pesquisa científica, e da avaliação qualitativa e quantitativa para o método perdurar ao longo do tempo. O saber teorizado é visto como parte das características da Educação Somática.

E pra você? Qual/is palavra/s ou frase concentra o sentido de Educação Somática? Deixa aqui nos comentários, nós queremos saber!

Referências:
STRAZZACAPPA, Marcia. Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos. REPERTÓRIO: Teatro & Dança – Ano 12 – Número 13 – 2009.2 > Teatro & Dança. Disponível em
https://portalseer.ufba.br/index.…/revteatro/article/…/4013….
SWEIGARD, E. Lulu. Human Movement Potential: Its Ideokinetic Facilitation. Harper & Row, Publishers, Inc.: New York, 1988.
TODD, E. Mabel. The Thinking Body: A Study of the Balancing Forces of Dynamic Man. Dance Horizons:New York, 1979.

#dancaberta #consciencia #de #si #EducaçãoSomática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: